Translate

terça-feira, 7 de julho de 2015

PROTESTANTISMO EM IMAGEM: João Huss

Em 06 de julho de 1415 João Huss (Jan Hus), teólogo e filósofo checo foi queimado na fogueira depois de ser declarado herege no Concílio de Constança (1414-1418). Este ano (2015) assinala 600 anos desde esses fatos e na República Tcheca (Checa) em 6 de julho é um feriado nacional em homenagem a este religioso reformista.
Hus Hussenitz nasceu em 1370 na Bohemia uma região que hoje é parte da República Checa , em uma família de camponeses. Em 1389 ele foi diplomado em bacharel em teologia em uma escola particular em Bohemia; em 1396 já era professor de filosofia enquanto prosseguia em seus estudos avançados de teologia. Escreve um texto intitulado “Ecclesia” onde expressa suas críticas ao sistema católico romano da época – onde somente Cristo deve ser o Cabeça da Igreja e não os Papas e/ou Cardeais. Esse livro tornou-se a semente do movimento reformado que ocorreria somente no século XVI.
Huss continuou sendo um crítico do sistema religioso vigente: criticou a divisão eclesiástica, a corrupção moral da Igreja, os abusos de poder e a quantidade de riqueza acumulada (certamente ele seria queimado hoje pelos evangelicalistas brasileiros); contesta biblicamente a concessão de indulgências pela igreja, onde mediante dinheiro se vendia perdão de pecados (hoje por aqui se vende bênçãos).
No Concílio de Constança, mesmo tendo um salvo conduto do Imperador Sigismund (habeas corpus da época) ele foi acusado de traição e condenado à morte pelo fogo, o julgamento foi executado no dia 06 de julho de 1415. Sua morte causou uma convulsão na Boemia e inflamou lideranças religiosas e políticas que passaram a exigir mudanças na Igreja. Desde então João Huss foi considerado um herói nacional. Enquanto isso em um certo país tropical os heróis nacionais são ......
Desde do Concílio Vaticano (1962-1965), a Igreja Católica Romana se dispôs a reabilitar a figura de Huss e reconheceu que a sentença de morte do reformador tcheco tinha claramente sido um erro. No dia 15 de junho de 2015, o Papa Francisco celebrou uma missa para marcar o 600º aniversário da morte de João Huss com representantes da Igreja hussita e a Igreja Evangélica dos Irmãos Checos. Além disso, o Papa disse que a morte de Huss não foi positiva para a Igreja Católica e pediu desculpas por isso.
Nós evangélicos brasileiros e principalmente os das chamadas “denominações históricas”, resultantes direto dos efeitos da Reforma Protestante do Século XVI, que tem em João Huss um de seus precursores – o que fizeram para relembrar o 600º aniversário dele?

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Referências
John Huss, O Mártir - Filme (Dublado) - https://youtu.be/tpNWshXzTw0
The life and times of John Huss: or the Bohemian Reformation of the fifteenth century - http://www.archive.org/stream/thelifeandtimeso00gilluoft#page/n1/mode/2up

FOXE, John. O livro dos mártires. Traduzido por Almiro Pizetta. São Paulo: Mundo Cristão, 2003.

Um comentário: