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sexta-feira, 20 de maio de 2016

PROTESTANTISMO BRASILEIRO: As Contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)

O presente trabalho tem como preocupação central mapear as contribuições de Horace Manley Lane na constituição da escola republicana paulista, entre 1890 a 1910. O foco será a ação de Horace Lane junto aos administradores da instrução pública paulista, em especial, Caetano de Campos e Oscar Thompson. Além da revisão dos trabalhos que focam a influência protestante na organização da instrução pública paulista, tomamos como fontes privilegiadas os relatórios oficiais, artigos editados em periódicos educacionais produzidos no período, documentos pessoais de Horace Lane e a edição do livro Education in the State of São Paulo, de autoria do Oscar Thompson, Horace Lane e Carlos Reis, apresentado na Feira Internacional de Saint Louis em 1904. O objetivo central é analisar atuação de Lane na instrução pública e evidenciar a influência da ação protestante em terras paulistas. Esta pesquisa está apoiada nas premissas de Marta Carvalho de uma História Cultural dos Saberes Pedagógicos, dialogando em torno, de suas práticas, seus agentes, suas representações e apropriações para uma nova compreensão da escola. Como resultado, este estudo permite dar visibilidade às contribuições de Horace Lane na consolidação da instrução pública paulista proposta pelos republicanos.

Palavras-chaves: Horace Lane. Instrução pública paulista. Protestantismo.

SANTOS, J.V. As Contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910). 2011. 134p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Marília, 2011.



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