Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2016

VERBETE - ARMINIANISMO

ARMINIANISMO. Um movimento teológico que surgiu a partir dos ensinamentos de Jacob Armínio, que se opunha a posição defendida pelos calvinistas, seguindo o pensamento teológico desenvolvido por João Calvino, sobre a eleição, predestinação, e salvação pela graça. O documento mais conhecido do arminianismo é conhecido como os “Cinco Pontos [Artigos] do Arminianismo” (1610). Posteriormente os calvinistas reunidos no Sínodo de Dort (1618-1619), elaboraram um documento que contradizia cada uma das teses arminianas, que ficou conhecido como os “Cinco Pontos [Artigos] do Calvinismo”.
O Arminianismo ensina que apesar do pecado, os seres humanos são livres para responder ao evangelho e que a eleição ocorre depois que a graça de Deus é dada. Deus elege para a salvação todos aqueles que Deus, por causa de sua onisciência, sabe de antemão que haverão de se arrepender e crer em Jesus Cristo. Esta é uma "eleição condicional" na medida em que depende de conhecimento prévio da resposta humana à Deus; os seres humanos podem resistir à graça e pode em algum momento perder a salvação; no processo da salvação o ser humano pode usar seu livre arbítrio para cooperar com a graça de Deus oferecida a eles.
As teses arminianas se espalharam por todo o mundo e teve em John Wesley (1703- 1791) e posteriormente no Metodismo seus maiores divulgadores.
Me. IPG


Nenhum comentário:

Postar um comentário