Translate

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

RESENHA: Papas, imperadores e hereges na Idade Média

 Editora: Vozes -  Nº de páginas: 216 -  Preço: R$ 44,80
 Autor: José D´Assunção Barros
 Link para compra do livro: 
http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/
DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdID=8532643914&
            Esse livro faz parte de um projeto editorial [A Igreja na História] mais amplo que tem como objetivo oferecer ao público-leitor, através da ótica de autores brasileiros, uma percepção das temáticas relacionadas à história do cristianismo e, por conseguinte da Igreja.
            A História da Igreja Cristã pode ser muitas coisas, mas nunca enfadonha. Os mais diversos atores históricos que dela fazem parte, as mais diversas tendências entrevistas no cristianismo, as suas múltiplas relações com o mundo social-político, somados aos aspectos culturais, econômicos a tornam não apenas complexa, mas também fascinante.
            O livro aqui apresentado é uma coletânea de ensaios produzida pelo autor, tendo como fio condutor a Igreja no período medieval, e suas múltiplas relações sociais, politicas e culturais. Abre o livro um interessante  artigo apresentando as discussões sobre as “Passagens da Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval”, muito oportuno, pois é nesse momento temporal-histórico que a religião cristã emerge e se consolida como modeladora do medievo.
            Nos demais capítulos o autor oferece uma janela de onde o público-leitor pode ter uma visão privilegiada das relações complexas e muitas vezes tensas e conflituosas em decorrência da cosmovisão cristã em contraposição aos poderes estabelecidos, às praticas sociais cotidianas e ao mundo do trabalho e das hierarquias sociais.
            Evidentemente que as tensões e conflitos externos acabam por gerar sintomas semelhantes na vivência da própria Igreja como instituição. Na mesma medida em que ela vai estabelecendo sua ortodoxia teológico-eclesiástica, surge o contraponto que recebem a denominação de heresias, conforme o autor expõe no segundo capítulo “Heresias na Idade Média”.
            Em seu terceiro capítulo “Trifuncionalidade Medieval” o autor expõe as relações do cristianismo e da Igreja com a estruturação das sociedades medievais e sua participação efetiva na construção de novas propostas. Complementa o quarto capítulo com as relações entre Igreja e Política, com suas tensões e articulações, que às vezes são benéficos tanto para o império quanto para Igreja, mas que em tantos outros momentos tornam-se campo de batalhas antropofágicas entre o poder eclesiástico e o poder imperial.
            No quinto capítulo o autor apresenta uma discussão interessante do “fransciscanismo na Idade Média”, nos trazendo esse que foi um dos maiores movimentos da religiosidade cristã desde o Pentecostes.  Por fim, o autor conclui com um capítulo dedicado às relações profícuas entre Igreja e Universidade, que posteriormente demarcaram o raiar da Idade Moderna.
            O autor se esforça em situar todas essas problemáticas no contexto das discussões historiográficas, por isso, oferece as fontes históricas disponíveis para que se prossiga nas discussões propostas.
            Essa obra literária “Papas, imperadores e hereges na Idade Média” certamente contribuirá para uma compreensão mais ampla da História da Igreja Cristã em suas múltiplas relações com a Sociedade do medievo em que ela se fez inserir, moldando e sendo moldada.
Me. IPG
Ciências da Religião

Autor: José d’Assunção Barros - Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduado em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às seguintes áreas: Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História da Arte, Cinema-História.

Artigos Relacionados
HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ: Atos o Primeiro Documento Histórico
HISTÓRIA IGREJA CRISTÃ - Contexto Inicial
CIDADANIA ROMANA
DIDAQUÊ: Introdução - O Manual Mais Antigo da Igreja Cristã
CARTA A DIOGNETO: Introdução
Reações Católicas ao Movimento da Reforma Protestante do Século XVI
REFORMA RELIGIOSA: Por que Ocorreu no Século XVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário